DEN HAAG, HOLANDA.





Haia (Den Haag) é a capital política da Holanda. No coração da cidade fica o Binnenhof, sede do atual Parlamento.




Perto de Haia fica Scheveningen, a praia do Mar do Norte, onde se pode provar o tradicional Zure haring (arenque curtido em salmoura) nas barracas do calçadão. Porém, cuidado com as gaivotas que costumam roubar a iguaria das mãos dos turistas desavisados.


HAARLEM, HOLANDA




Conheça a cidade que é a irmã mais velha do bairro do Harlem, em Nova York.

ZAANSE SCHANS, HOLANDA.





Na década de 1920 restavam apenas 50 moinhos de vento dos mais de 1000 que fizeram de Zaan uma próspera zona industrial. Em 1925, a Windmill Society De Zaansche Molen foi fundada para preservar os moinhos para as futuras gerações. Hoje, a sociedade preserva 12 moinhos industriais em perfeitas condições de funcionamento. Entre eles um jovem senhor construído no ano de 1676. O moinho De Zoeker é um organismo vivo que mantém suas pás girando para movimentar a mó de 5 toneladas utilizada para produzir óleo de amendoim.

MARKEN, HOLANDA.


Marken (pronuncia-se Méreke) é uma península rodeada pelo Markermeer (Lago Marker). Nos dias de hoje, é possível visitá-la por terra, mas Marken era uma ilha isolada até 1957. A ligação por terra foi ocasionada pelas obras dos grandes diques que remodelaram o Zuiderzee. Marken foi primeiramente habitada por monges que vieram da província de Friesland no século XIII. 



As casas foram dispostas sobre pequenos amontoados de terra ou palafitas para proteção contra as enchentes que eram uma ameaça constante contra a vila de Marken. Hoje, com a construção dos grandes diques no Zuiderzee, o humor do Mar do Norte não apresenta perigo e as palafitas foram convertidas em mais cômodos nas residências de Marken.



Em Marken, fica umas das últimas fábricas de clog ainda em atividade. Os clog são os famosos sapatos de madeira da Holanda, que eram uma opção barata e prática para as famílias da zona rural. Visite o site: http://www.theclogexperience.com/



VOLENDAM, HOLANDA.




Nos séculos XVI e XVII, Volendam era o centro da promissora indústria pesqueira da região do antigo Zuiderzee.

VONDELPARK, AMSTERDAM, HOLANDA.




JORDAAN, AMSTERDAM, HOLANDA.



REMBRANDTHUIS, AMSTERDAM, HOLANDA.


A casa onde Rembrandt viveu e trabalhou durante 20 anos.

ANNE FRANK HUIS, AMSTERDAM, HOLANDA.


A fila para entrar na casa de Anne Frank.
Conheça a história no site http://www.annefrank.org/en/.

RIJKSMUSEUM, AMSTERDAM, HOLANDA.



Conheça o museu que abriga as obras dos mestres da chamada "era de ouro", como Rembrandt e Vermeer, acessando o site: https://www.rijksmuseum.nl/en.



Na volta de Museumplein, o belo gramado em frente ao Rijksmuseum com o famoso letreiro "I amsterdam", fica também o Van Gogh Museum, que abriga o maior acervo do gênio, organizado em três andares de exposição. Conheça mais no site http://www.vangoghmuseum.nl/en.

REMBRANDTPLEIN, AMSTERDAM, HOLANDA.



AMSTERDAM, HOLANDA.








BONN, ALEMANHA.



A Universidade de Bonn.



Em Bonn fica o museu Haus der Geschichte (Casa da História), com um excelente acervo sobre a Alemanha no período pós-guerra, como pedaços do muro de Berlim.

AUGUSTUSBURG PALACE, BRÜHL, ALEMANHA.




Perto de Colônia fica a pequena cidade de Brühl e o Augustusburg Palace. O castelo era a residência do Arcebispo de Colônia Clemente Augusto da Bavária (1700-1761). O conjunto arquitetônico, as esculturas, pinturas e os jardins são a melhor expressão do estilo Rococó alemão.

COLÔNIA, ALEMANHA.



Em 50 d.C, Agripina, esposa do imperador romano Cláudio, que havia nascido em Colônia, pediu que sua vila natal fosse elevada ao status de colônia — uma cidade sob a lei romana. Foi chamada de Colonia Claudia Ara Agrippinensis (Colônia de Cláudio e altar de Agripina) ou Colonia Agrippina, simplesmente.


Conjunto arquitetônico preservado na beira do Rio Reno com várias Brauereihaus (restaurantes que fabricam a própria cerveja).


A paisagem da cidade é dominada pela imponente Catedral de Colônia, chamada simplesmente de Dom. A construção gótica começou no ano de 1248 e guarda as relíquias dos Reis Magos. Saiba mais no site: http://www.koelner-dom.de/.